Você já Ouviu Falar no Sistema Linfático?

Olá, seja muito bem-vindo ao nosso blog do site All Natural – Estilo de Vida Saudável – 100% Natural.

 

Neste post de abertura, quero lhe falar do que pouco se conhece, de um assunto que quase ninguém escreve, porém, é algo extremamente importante para o nosso corpo, nossas células e nossa saúde. O sistema linfático.

 

 

Esse sistema que está espalhado ao redor de todo nosso corpo cumpre uma função nobre e através dele o organismo é capaz de coisas realmente interessantes, porém pouco foi divulgado até hoje. Neste post vou te falar mais a respeito dessa grande ferramenta do corpo humano.

 

O Que é o Sistema Linfático?

É um complexo conjunto de minúsculos vasos e nódulos linfáticos, espalhados por todo o corpo, que circulam um liquido chamado linfa ou fluido linfático. Esse fluido não é bombeado através do sistema igual ao sangue. Se movimenta através de pequenas contraturas nos músculos, a pulsação das artérias próximas aos vasos e a movimentação do corpo.

 

 

Quando sofremos um golpe, o fluido linfático se acumula pela obstrução e produz inchaço no local.

 

Funções do Sistema Linfático

O sistema linfático pode se considerar como o faxineiro das células dos tecidos do corpo humano. Isso porque uma de suas funções, talvez a principal, é drenar o excesso de liquido, transportado no sangue para as células, das células de volta para o sistema circulatório. Ou seja, ele absorve o liquido das células e com ele todos os detritos e restos do metabolismo das mesmas.

 

Logo de absorver os líquidos e ao transportar, quando passa pelos gânglios linfáticos ou o baço, elimina os microrganismos que podem estar presentes na linfa. Devido a isso, quando apresentamos uma infecção podemos sentir dores no pescoço, axila ou virilha, onde se encontram os gânglios.

 

Outra função é absorver os ácidos graxos e devolve-los a circulação sanguínea. Ou seja, as gorduras que não são processadas pelo intestino delgado durante a digestão, são levadas pelo sistema linfático até a corrente sanguínea onde são processadas posteriormente pelo fígado.

 

 

A terceira função, mas não menos importante, do sistema linfático é a produção de células imunes que ajudam ao sistema imunológico, especificamente aos glóbulos brancos, a proteger o organismo contra invasores como vírus e bactérias.

 

Drenagem Linfática Emagrece?

Um mito bastante comum, talvez pela confusão de términos do sistema linfático absorver ácidos graxos, é que a drenagem dos vasos linfáticos faça emagrecer. Isso é somente uma confusão de términos e não tem nenhuma relação.

 

O que sim acontece, é que uma drenagem linfática bem-feita, por um profissional competente pode diminuir o inchaço e dar a impressão de emagrecimento, pois ajuda com o problema da retenção de líquidos.

 

Essa técnica apesar de não ter efeitos emagrecedores, é uma ótima terapia para o pré e pós operatório, e é recomendado em casos de inchaços contínuos.

 

Assista ao vídeo abaixo para maiores informações sobre o assunto

Write a comment

Comments: 0